Sunday, April 06, 2008

Sobre o que acredito...

Acho que não existe nada tão especial quanto ser presenteado pela vida. Um presente dado pela vida normalmente não deixa mais do que uma lembrança, mas é tudo que precisa ser deixado.

Uma das melhores lembranças que tenho de juventude foi uma caminhada. Em uma tarde despretensiosa no acampamento da Igreja do Planalto no El-Rancho, saímos João Felipe, Vitor, Zieg e eu para fazermos uma trilha. Do lado do refeitório do acampamento passa o rio Corumbá, e por ele seguimos por umas 2 horas, até chegarmos no topo do Salto de Corumbá. O dia estava claro, com algumas nuvens brancas espalhadas, permitindo uma agradável mistura de calor e sombra.

Plenitude é uma boa palavra para explicar o que senti no topo daquela cachoeira, com o barulho da queda d'água, sentado em uma piscina de água fria (simplesmente perfeita depois de uma longa caminhada debaixo do sol e da mata fechada). Não me lembro de algum outro momento em que a vida fizesse tanto sentido. A simples felicidade de existir, e poder estar ali, naquele momento.

Espontaneamente nos juntamos para orar. Não me lembro de quem foi a idéia, e também nunca foi objetivo de nossa trilha, mas foi algo que fez muito sentido. Agradecer o presente. Agradecer por viver aquilo tudo. Simplesmente agradecer.

Descemos a cachoeira, e refizemos o nosso caminho de volta ao acampamento. Era um acampamento religioso como muitos outros que eu já fui, e mesmo assim, uma das minhas maiores experiências espirituais aconteceu no topo da cachoeira. Nenhum pastor, nenhuma pregação, mas definitivamente com a presença de Deus.

Não me entendam errado. Sou presbiteriano, e sempre fui criado na igreja. Vivi nela grandes momentos (alguns muito pouco religiosos), e posso dizer que grande parte do que eu sou devo a ela. Mas se alguém quiser entender qual a minha religião, tente entender aquele momento, no topo do Salto de Corumbá.

7 comments:

Uva Thompson said...

E o que te fez escrever sobre isso?

Judah Reis said...

Acho q o blog é pra registrar coisas q eu quero lembrar daki a 40 anos... essa definitivamente é uma delas...

Uva Thompson said...

Hum...
Excelente motivo!
Bjs, querido!

Anonymous said...

Oi, mocinho...
Muito bom, como sempre. E emocionante também!
Sinto sua falta!
Te amo.
Lícia

Anonymous said...

fala fiote
bom poder voltar a ler seu blog
nao vi o filme ainda
nao quis ler o ultimo post
ahauhauha
quanto a esse agora
Bem...Queria ter estado la...
abracao!
tercigol

Anonymous said...

hummmm...depois me lembra que eu esqueci de te dar seu presente de aniversario?
eu nao tinha achado...E esqueci dele depois
ahauhauha
abracao...
teco

Judah Reis said...

Opa! Coisa boa é a pessoa lembrar de uma coisas dessas!

Não se preocupe... não te deixarei esquecer... nunca...